Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Merendas Addiction

Merendas Addiction

Intermezzo

 

IMG-20241022-WA0009.jpg

Olá
Hoje trago Intermezzo, o livro que chegou e, primeiro sem grande arrebatamento foi criando um espaço de tal forma que quando o fechei se tinha transformado no meu livro preferido de sempre.
Já tinha tentando ler 2 livros de Sally Rooney há cerca de 2 anos e não gostei. É uma escrita completamente corrida, em que é fácil perderes o fio de quem disse o quê (uma espécie de Saramago).
Quando li a sinopse de Intermezzo pensei, esta é a última oportunidade que dou a esta autora (e aqui nada contra a autora, poderia simplesmente não ser autora para os meus gostos).
Este é um livro sobre Peter e Ivan, dois irmãos com 10 anos de diferença e como a morte do pai os altera, como afecta o relacionamento entre eles e a própria visão que tinham sobre eles, as outras pessoas e a perspectiva que têm do mundo.
No primeiro capítulo pensei, bolas voltou a fazer o mesmo e não sei se vou acabar o livro mas pensei ler pelo menos os 3 primeiros capítulos e avaliar no final.
Quando acabei o segundo, não precisei de fazer avaliação pois já estava completamente absorvida por este livro, por estes dois irmãos e as suas histórias.
Este não é um livro que tenha uma grande história, é um livro completamente centrado nas personagens e no desenvolvimento destas ao longo da narrativa.
É um livro que consegue mostrar um ser humano nas suas várias facetas, até as menos perfeitas (aqueles pensamentos menos polidos sobre as outras pessoas que todos temos, mas a maioria nem quer sequer admite que os tem). Foi essa humanização das personagens - como a perda e o luto transformam uma pessoa - que me fez apaixonar por este livro.
Acho que a autora tem uma capacidade de entender o ser humano com todas as suas nuances e consegue passar o pensamento mais caótico de Peter ou o pensamento mais lógico e pausado de Ivan através da escrita, o que me fez entender ainda melhor as personagens. 
Duas semanas após o ter acabado, gostava de puder voltar a lê-lo como se fosse a primeira vez.
Não me vou alargar muito mais sobre a minha opinião, até porque gostava de conseguir convencer alguém a lê-lo e deixar a pessoa tecer as suas próprias opiniões a cerca deste livro.
Por vezes não é o livro que não te chama, mas sim tu, que naquela altura em específico não estás pronta para aquele livro!
Claro que existem muitos livros por aí que não é hoje nem será daqui a 20 anos que vão ser para ti, ou se vão tornar bons. Porém, muitos dos livros que deixo para ler e mais tarde lhes volto a pegar, fazem-me acreditar seriamente que há livros que têm um estados de espírito específicos para serem apreciados.
 
Beijos,
 
C

Mais sobre mim

Links

  •  
  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mais visitados

    • Intermezzo

      12 Novembro, 2024

        Olá Hoje trago Intermezzo, o livro que chegou e, primeiro sem grande arrebatamento foi (...)

    • Mulherzinhas

      06 Outubro, 2024

        Ola olá, como estão?  No menu de hoje temos Mulherzinhas de Louisa May Alcoot. Vocês (...)

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub